Publicações

Blog

Fiems recebe Conselheiro do Canadá para apresentar oportunidades comerciais do Estado

A vice-presidente da Fiems, Cláudia Volpini, o chefe de gabinete da presidência, Robson Del Casale, a e a coordenadora do CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul), Sthefany Miyeko, receberam, nesta quarta-feira (01/03), o conselheiro econômico e comercial do Canadá no Brasil e delegado de Comércio Principal em Brasília, Stanley Gomes.

Durante o encontro, foram apresentadas as oportunidades de negócios no Mato Grosso do Sul e houve discussão do panorama da indústria em relação a inovações na área de sustentabilidade. A formação de mão de obra também está entre os interesses levantados pelo conselheiro.

Na avaliação de Cláudia Volpini, a reunião foi importante para estreitar as relações comerciais de Mato Grosso do Sul com o Canadá. “Atualmente, as relações comerciais envolvem a exportação de produtos vegetais, como açúcar, além de carne bovina, álcool e celulose”, afirmou.

Robson Del Casale ressaltou o grande potencial agrícola do Estado, onde a procura por grãos hoje está maior do que a produção de carne, sendo o mercado asiático o mais ativo. “Nosso grande diferencial é que somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Estamos em um processo de transição para indústria de transformação desses alimentos”, explicou.

Stanley Gomes destacou que o mercado de grãos e proteína vegetal é de especial interesse das empresas canadenses. Quanto a área de biocombustíveis, o mercado procura por soluções como a geração de energia a partir de resíduos vegetais, trabalho desenvolvido pelo ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), localizado em Três Lagoas (MS).

 “O objetivo principal dessa missão é conhecer as pessoas. Com os contatos, podemos explorar as oportunidades para as empresas canadenses e brasileiras. O mundo inteiro procura por produtos do futuro que utilizam tecnologias científicas. O Brasil é um país muito rico nessa área, assim como o Canadá. Então, estamos procurando por acordos e projetos que fortaleçam essas iniciativas”, disse Stanley Gomes.